terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desfile Cívico de 07 de setembro


Com o tema O VALOR VIRIL DESSE POVO FORTE o Jardim Escola Municipal Tia Alice sai às ruas para participar do Desfile Cívico de 07 de Setembro. A escola vinha com quatro alas:
Comissão de Frente.
·     O Jardim Escola Municipal Tia Alice tem por objetivo partir da realidade sociocultural dos alunos, dos conhecimentos de que já dispõem, buscando possibilitar a construção das quatro aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da criança: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer. Confiando nas possibilidades individuais de cada um. Propõem-se atividades significativas e prazerosas num ambiente agradável e adequado as necessidades da criança, incentivando a descoberta, a criatividade e a criticidade, favorecendo ao sujeito desenvolver-se de forma afetiva, cognitiva, motora e social.
·     Diante dessa percepção o Jardim Escola Municipal Tia Alice vem com o Tema: O VALOR VIRIL DESSE POVO FORTE, proporcionando aos nossos alunos e a comunidade em geral o acesso e conhecimento da história, da cultura e da arte do povo janduiense.
I ALA – Nossa História começa com os índios...
·         Durante o período colonial existia, na região hoje ocupada pelo Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, uma confederação de tribos Cariris, hostil à Coroa portuguesa. Dentre estas uma das mais aguerridas era a dos Janduís, cuja denominação deriva de Nhandu-í-a ema pequena, o corredor, o veloz. As balas e as botas dos colonizadores quebraram essa resistência, assim como a escravidão e as doenças dissolveram as tribos. Restaram a lenda e o nome.Portanto a nossa primeira ala representa os primeiros habitantes da nossa terra.
II ALA – Nas cores da nossa Bandeira o Reflexo de um povo forte.
·         A bandeira do Município é composta pelas cores Azul, Vermelha e Branco, cada uma com o seu simbolismo. O azul representa o céu, as águas e o universo, representadas aqui pelos globos conduzidos pelas crianças. O vermelho representa a bravura e a coragem do nosso povo, aqui descritas pelas palavras, FORÇA, ESPERANÇA, CORAGEM, FELICIDADE, PAZ, FÉ E AMOR, representadas pelas tarjas. E o branco a paz, representado pelas pombas.

III ALA – Berço de altivos patriotas, de homens varonis e agricultores de valor.
·         O município de Janduís tem como principal fonte de economia a Agricultura. As propriedades rurais são compostas por grande parte de agricultores, esses trabalhadores rurais cultivam diversos produtos agrícolas com mão-de-obra familiar e pouca tecnologia. Ocasionalmente essas propriedades são desprovidas de equipamentos tecnológicos . Mesmo com as adversidades climáticas, esses produtores respondem por grande parte dos alimentos encontrados nas residências das famílias janduienses. Devido a essa importância notória na história de Janduís os agricultores estão em lugar de destaque no hino do nosso município.
Como sempre a escola e toda sua equipe está de parabéns pelo belíssimo trabalho desenvolvido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário