segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Educar: Olhar do Coração

“A finalidade da educação não é promover a obtenção de notas e diplomas, a conquista de ótimos empregos e o ganho de dinheiro, e sim formar pessoas de caráter, éticas e felizes”.

O artigo 27, inciso I da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) referencia a educação baseada em valores ao determinar que os conteúdos curriculares da educação básica devam observar as seguintes diretrizes: “A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e a ordem democrática”. 
O papel da escola, portanto, vai além de disseminar conhecimento científico e tecnológico, mas abrange a formação humana, valorizando posturas que contribuam de fato com a transformação do nosso planeta num território humano, preocupado com a felicidade de todos os seus habitantes. Ninguém ignora que o conhecimento técnico precisa ser transmitido e a escola precisa formar médicos, engenheiros, advogados, administradores, mas, esses profissionais devem estar preocupados em salvar vidas, construir prédios seguros que propiciem conforto e qualidade de vida e esforçar-se para que a justiça seja possível a todos mesmo quando a retribuição financeira não for a mais adequada. Isso significa que aliado aos cálculos, às formulas, às listas devem estar a ética, a não-violência, o respeito, a co-responsabilidade, a cooperação.
 
Diante dessa perspectiva o Jardim Escola Municipal pretende trabalhar durante todo o segundo semestre os Valores éticos e Morais, tendo como finalidade que a escola possa resgatar na criança certos valores como: COLABORAÇÃO,  CONVIVÊNCIA, ATENÇÃO, HONESTIDADE, RESPEITO, NUTRIÇÃO, RESPONSABILIDADE, GENEROSIDADE.



Nenhum comentário:

Postar um comentário